Pergunta ao Governo

Despedimento de enfermeiros na Unidade Local de Saúde da Guarda

Despedimento de enfermeiros na Unidade Local de Saúde da Guarda

Está em curso há vários meses um sistemático processo de despedimentos na Unidade Local de Saúde da Guarda, por via da cessação de contratos de trabalho de enfermeiros. Trata-se de despedimentos de enfermeiros com importantes e indispensáveis funções nas várias unidades de saúde abrangidas e cuja ausência está a pôr em causa inúmeros serviços indispensáveis às populações.
Estes enfermeiros foram contratados para fazer face a necessidades permanentes dos serviços, o que aliás fundamentou a sua contratação e deveria aliás ter motivado a sua inclusão nos quadros das instituições e não o estabelecimento de um contrato precário a que agora se põe fim.
O despedimento destes trabalhadores está a levar ao aumento das horas extraordinárias exigidas aos profissionais que se mantém em funções, que passaram a ser pagas apenas por metade dol seu valor anterior. Por outro lado, muitos destes enfermeiros estão a ser substituídos pela subcontratação através de empresas de colocação de mão de obra, facto que aliás contraria diversas declarações do Governo sobre esta matéria.
A diminuição de resposta de diversos serviços da Unidade Local de Saúde, em virtude da crescente carência de enfermeiros, para além de outros profissionais.
Assim, nos termos constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Ministro da Saúde que me responda às seguintes questões:
- Quantos contratos de trabalho com enfermeiros foram rescindidos ou não renovados na Unidade Local de Saúde da Guarda desde o início de 2012?
- Que reflexos tiveram essas decisões no funcionamento dos serviços de saúde desta Unidade?
- Qual a evolução do número de horas extraordinárias de enfermeiros e de subcontratação destes profissionais através de empresas de colocação de mão de obra no mesmo período?
- Vai o Governo continuara a despedir desta forma enfermeiros desta unidade? Quantos?

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo