Relativamente à empresa em epígrafe, o Grupo Parlamentar do PCP teve conhecimento que está em curso um processo de despedimento coletivo que atinge 100 trabalhadores dos setores da tecelagem, fiação e tinturaria.
O despedimento destes 100 trabalhadores junta-se aos 50 trabalhadores despedidos em setembro de 2012. A sucessão de despedimentos no grupo TMG visa, no fundamental, liquidar a unidade da empresa sediada em Vila Nova de Famalicão, sendo um processo deliberado de sangria da força produtiva para abandonar esta área de negócio.
A destruição destes postos de trabalho vai agravar a situação dramática que o Distrito de Braga vive emtermos de desemprego- um dos distritos mais massacrado poreste flagelo- conduzindo mais portugueses para a pobreza e a exclusão sociais.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais em vigor, solicito ao Governo, através doMinistério da Economia e do Emprego, que me preste os seguintes esclarecimentos:
1.O Governo tem conhecimento deste despedimento? Qual a avaliação que faz deste novo despedimento?
2.A Autoridade para as Condições de Trabalho está a acompanhar a situação? Em caso afirmativo, qual ou quais os resultados das inspeções?
Pergunta ao Governo N.º 2252/XII/2
Despedimento de 100 trabalhadores na TMG- Vila Nova de Famalicão- Distrito de Braga
