A Administração de "Lear Corporation" anunciou, recentemente, aos cerca de 800 trabalhadores da fábrica da Póvoa de Lanhoso a decisão de proceder a uma reestruturação profunda da sua actividade de produção de cablagens para automóveis, em Portugal, da qual resultará o encerramento desta unidade fabril e a sua deslocalização para a Roménia.
Nas justificações apontadas, a administração refere, nomeadamente, que "a pouca competitividade da unidade da Póvoa de Lanhoso, no contexto dos desafios que no futuro imediato se colocam à empresa está na base da decisão da Lear Corporation, apesar da excelente qualidade do trabalho de todos os trabalhadores, da eficiência da gestão e da produtividade global da empresa".
Ora, esta decisão agrava o desemprego existente nesta região do Norte de Portugal, onde não há alternativas de emprego, pondo em causa o desenvolvimento regional.
Assim, solicito à Comissão, na sequência de perguntas anteriores, que me informe dos apoios financeiros que tem concedido a outras unidades da "Lear Corporation" na Europa e das medidas que vai tomar para apoiar o desenvolvimento desta região, tão fustigada pelo desemprego.
Mais solicito que me informe se vai continuar a conceder apoios financeiros à "Lear Corporation" em Portugal.