Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Desenvolvimento e aplicação da tecnologia de captura e armazenagem de carbono na Europa

Todos os parágrafos deste relatório apoiam a ideia de que a Captura e Armazenagem de Carbono (CAC) é uma ferramenta-chave, uma técnica adequada, confiável e útil, que tem de ser apoiada por urgentes investimentos públicos e privados no âmbito da "política climática".
Temos muitas dúvidas quanto a esta urgência na promoção de um método e de uma técnica que ainda precisam de ser mais estudados e desenvolvidos, e que comportam, no seu estádio actual de desenvolvimento, impactos muito significativos no ambiente, para além de custos muitíssimo elevados.
O relatório reconhece a técnica como economicamente vantajosa principalmente para os grandes poluidores, as indústrias que emitem grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2).
Apoiamos o investimento na investigação e no estudo de métodos e técnicas úteis para a diminuição da concentração atmosférica de CO2, como será o caso da CAC. Mas não será apenas um método ou técnica que resolverão os problemas do aumento do CO2 atmosférico, como este relatório pode fazer crer. Não consideramos que a CAC seja a resposta fundamental para alcançar o objectivo de manter o aumento global da temperatura abaixo dos limites considerados seguros, como faz o relator.
Votámos contra.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu