Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Deputado do PCP no PE participa na Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EUROLAT)

O deputado do Partido Comunista Português no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, Vice-Presidente da delegação da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EUROLAT) participou na Décima Sessão Plenária Ordinária desta Assembleia em San Salvador, El Salvador, nos dias 18 a 21 de Setembro, integrando a delegação do Grupo Confederal da Esquerda Unitária/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL).

Em San Salvador o deputado do PCP no Parlamento Europeu João Pimenta Lopes, para além da Sessão Plenária da Assembleia, participou nas reuniões do Fórum EUROLAT da Mulher e na Comissão de Assuntos Económicos. A delegação do GUE/NGL teve ainda a oportunidade de reunir com Óscar Ortiz, Vice-Presidente da República de El Salvador, e de ter um encontro com a Comissão Política da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN), de El Salvador. Nestas reuniões foi possível conhecer as tarefas em que o Governo e o povo salavadorenho estão empenhados, como o desenvolvimento de políticas sociais, nomeadamente no campo da educação e da saúde, de recuperação da soberania económica e monetária, ou de combate à criminalidade organizada.

Realizou-se também uma reunião entre deputados progressistas e de esquerda de países integrantes da UE e da região América Latina que aí estavam representados. Nesta reunião analisou-se a situação política e social em ambas as regiões e em cada um dos países dos deputados aí presentes, denunciou-se a ofensiva do imperialismo e a necessidade de, com a luta, lhe resistir e fazer frente. Estiveram presentes nesta reunião deputados de Portugal, Espanha, Argentina, Bolívia, Cuba, El Salvador, Equador, Honduras, Nicarágua e Uruguai, que acordaram uma declaração política comum.

João Pimenta Lopes teve ainda a oportunidade de expressar a solidariedade do PCP para com a FMLN e o povo salvadorenho, desejando os melhores êxitos no avanço das políticas de desenvolvimento e progresso social que protagonizam e estão empenhados.

• União Europeia
  • Notas de Imprensa