O deputado do PCP ao Parlamento Europeu, Miguel Viegas, integra a Delegação do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL), que se desloca a Calais no próximo dia 1 de Dezembro.
Miguel Viegas contactará com migrantes e refugiados que rumam à Europa para fugir às situações de pobreza, fome, instabilidade e guerra que se vivem em muitos países do Norte de África e do Médio Oriente, e que se encontram na chamada "selva" e no Centro Jules Ferry.
Do Programa desta delegação destacamos ainda encontros com associações de apoio a migrantes.
O PCP tem vindo regularmente a chamar a atenção para o carácter securitário e xenófobo das políticas de migrações e de vizinhança da União Europeia. Políticas que associadas a uma dita “política externa” cada vez mais intervencionista e militarista, não só não resolvem os graves problemas existentes como aprofunda as reais razões dos movimentos migratórios oriundos de regiões como África e o Médio Oriente. O PCP tem vindo a propor soluções para este urgente e dramático problema como a transferência das verbas alocadas à vigilância fronteiriça para medidas de acolhimento e integração social, bem como a criação imediata de rotas migratórias seguras e legais, única forma de pôr um fim imediato aos fatais incidentes que diariamente temos vindo a assistir no Mediterrâneo.