O PCP teve conhecimento da degradação das condições materiais e humanas da Escola Secundária de Canas de Senhorim, Nelas .
É por demais evidente a necessidade urgente de requalificação profunda desta escola, garantindo condições físicas e humanas adequadas.
Para além de uma situação de falta de funcionários, semelhante a quase todas as escolas públicas, e dos impactos daqui decorrentes no funcionamento das escolas e dos problemas que cria, existem problemas materiais.
A falta de aquecimento nas salas, num distrito do interior com características meteorológicas caracterizadas por amplitudes térmicas significativas, é muito grave, tendo efeito na degradação das condições de frequência e de concentração dos estudantes.
Existem também problemas de infiltrações na cobertura do gimnodesportivo o que facilita a entrada da chuva, e degrada as paredes.
A política educativa dos sucessivos governos do PS, PSD, PSD-CDS/PP tem sido marcada por um profundo desinvestimento público nas condições materiais, humanas e pedagógicas da Escola Pública. Agora, foi profundamente agravado pelo Pacto da Troika e plasmado no Orçamento de Estado 2013, que prevê um corte inaceitável na escola pública, despedimento de professores, funcionários, psicólogos e outros técnicos pedagógicos.
Entende o PCP que é a escola pública democrática e inclusiva que está em risco. Entendemos urgente a requalificação das escolas que necessitem, o preenchimento das necessidades permanentes com funcionários, professores, psicólogos e outros técnicos especializados, não através do recurso ilegal à precariedade mas através da estabilidade dos postos de trabalho, fator determinante para o bom ambiente escolar e reforço da Escola Democrática.Pelo exposto e com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio perguntar ao Governo, através do Ministério da Educação e Ciência, o seguinte:
1. Reconhece o Governo a necessidade de realização de obras de fundo nesta Escola?
2.Que medidas vai o Governo tomar para garantir a contratação efetiva de assistentes operacionais que dão resposta a necessidades permanentes nesta Escola?
3.Qual o número de postos de trabalho referentes a assistentes operacionais existentes no mapa da escola?
4. Qual o número de assistentes operacionais no ativo na Escola?
5. Qual o número de Contratos de Emprego-Inserção?