Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Definição de uma nova cooperação para o desenvolvimento com a América Latina

Este relatório é extenso e não isento de grandes contradições.
Contendo pontos positivos, como a posição assumida sobre a alteração ao Sistema de Preferências Pautais Generalizadas (SPG), rejeitando a exclusão de diversos países latino-americanos deste sistema, como proposto pela Comissão, a visão dominante é marcada, todavia, pela defesa do livre comércio - visão de que nos demarcamos e que rejeitamos vivamente.
A confusão entre uma política de cooperação para o desenvolvimento (necessária e desejável) e a defesa de interesses comerciais dos grupos económicos europeus é manifesta, em diversos pontos do relatório. As preocupações expressas com a presença crescente da China na região são elucidativas.
A habitual retórica em torno dos direitos humanos não esconde flagrantes contradições. Defende-se do Acordo de Associação com a Colômbia, ao mesmo tempo que se ignoram os problemas que persistem no país a este nível. Ignorado é também o criminoso bloqueio imposto a Cuba, desde há décadas. Fica clara, mais uma vez, uma visão instrumental dos direitos humanos, que repudiamos.
É ainda indisfarçável uma certa tentativa de impor um determinado modelo político e económico, desrespeitando assim a soberania e as legítimas opções dos povos - que em diversos países da América, os têm levado a romper com o neoliberalismo.
Não podemos apoiar este relatório.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu