Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Defesa das Raças Autóctones<br />Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo

A instituição do regime de pagamento único, na sequência da revisão intercalar da PAC, está a criar graves problemas à agricultura familiar e a milhares de pequenos agricultores portugueses.

Um dos inúmeros problemas refere-se aos produtores de raças autóctones que importa defender, dada a qualidade dos seus produtos e a diversidade cultural e ambiental que importa salvaguardar.

Ora, a Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana numa nota que nos enviou refere que "é com grande apreensão que vemos a continuidade dos criadores no Livro Genealógico (L.G). Por um lado, os que têm histórico neste prémio não precisam de manter os seus animais inscritos no L.G. para o receber. Por outro, os criadores que não têm histórico e apenas se candidataram a este pagamento nos anos 2003 e 2004 deixam, agora, de o poder fazer, deixando de receber estas ajudas".

Acrescenta, ainda, que, nos anos 2003 e 2004, candidataram-se 50 novos criadores a este pagamento nas três medidas (contraste leiteiro, contraste performance e inscrição de animais no L.G), criadores esses que, naturalmente, criaram novas expectativas, aumentaram o número de animais de recria a fim de aumentarem os efectivos, fizeram investimentos nas suas explorações, iniciaram acções de melhoramento nos seus animais, tudo isto a contar com mais esta ajuda, ficando agora privados de a receber, sendo que o valor de referência nesta ajuda será apenas o que os produtores receberam no ano de 2002.

A agravar a situação, 45 criadores não se candidataram à Medida 1, relativa à inscrição de animais no L.G., do Pagamento Complementar, porque no ano 2002 ainda tinham em vigor os seus contratos com o IFADAP na Medida Manutenção de Raças Autóctones no PAMAF, acabando por ser penalizados, pois o valor correspondente ao número de animais inscritos no L.G. não foi contabilizado (somado) no seu histórico.

Assim, solicito à Comissão que me informe do seguinte:

  1. Qual a sua posição sobre as raças autóctones? Será que já se esqueceram os graves problemas sanitários resultantes da criação intensiva de raças exóticas mais produtivas?
  2. Que medidas vão ser tomadas para resolver os problemas referidos, visando manter os criadores associados e fomentar o aparecimento de novos criadores de animais de raças autóctones?

Resposta

  • Ambiente
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu