Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Defesa das amendoeiras em flor

Em zonas do interior de Portugal, designadamente Beira Interior e Trás-os-Montes, há, ainda, uma significativa área de amendoeiras, sendo Vila Nova de Foz Côa a capital da amendoeira.

Na campanha de 2005, dos cerca de 13 mil ha de área declarada de frutos de casca rija, mais de 11 mil eram desta região, com predomínio de amendoal.

Entretanto, com a organização do sector no ano de 2006, a área candidata baixou para 8 mil ha e na campanha de 2007 prevê-se que tenha sido de cerca de 9 mil.

Agora, estão a elaborar projectos de candidatura para novas plantações de amendoal, o que é apoiado pelas populações dada a sua importância para a defesa do emprego, da produção, da biodiversidade e da coesão social da região.

Numa visita recente à Coamêndoa - Cooperativa Agrícola de Produtores de Frutos de Casca Rija, CRL, os agricultores reafirmaram a necessidade de garantir o apoio ao sector, no presente e no futuro.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe o seguinte:

  1. Que medidas estão previstas para garantir a continuidade dos apoios ao sector de forma a assegurar que os investimentos tenham viabilidade, que os agricultores se fixem na região e que a produção e a área cultivada aumentem?
  2. Sabendo-se que a UE é deficitária em termos de produção de amêndoa, que outros apoios são possíveis para incentivar à recuperação das áreas perdidas por falta de apoios em devido tempo?
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu