Intervenção de Carla Cruz na Assembleia de República

Defesa da vitória do Syriza nas eleições legislativas antecipadas que vão realizar-se no próximo dia 25 na Grécia

Sr. Presidente,
Cumprimento também a Deputada Helena Pinto pela declaração e pelo tema que aqui trouxe.
De facto, o PCP considera que são lamentáveis as afirmações do Ministro Machete, pois revelam ingerência na soberania e na vontade do povo grego.
Mas não podemos deixar de aqui dizer que estas afirmações feitas pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e pela Chanceler Angela Merkel, estão, de facto, em linha com aquilo que tem sido a política da União Europeia, com este rumo da integração capitalista da União Europeia, de desrespeito, de manipulação e de instrumentalização da democracia e dos direitos e das vontades dos povos.
Veja-se o que aconteceu, em 1992, aquando da decisão do povo dinamarquês; ou o que aconteceu na Irlanda, aquando da decisão do povo irlandês, em 2001; ou o que aconteceu em França; ou o que aconteceu, em 2005, aquando da decisão do povo holandês!
É deste rumo que as afirmações do Ministro Machete são reveladoras.
Mas, Sr.ª Deputada, a questão que gostaríamos de lhe colocar é no sentido de saber se o Bloco de Esquerda considera que a resolução dos problemas com que se confrontam nomeadamente o povo português e o povo grego, vítimas da política de austeridade, de exploração e de empobrecimento, se a resolução destes problemas — o problema da dívida, o problema do ataque aos direitos dos trabalhadores e às funções sociais do Estado — só pode ser conseguida rompendo com a política de direita, com a orientação e o rumo que a União Europeia está a tomar, com o neoliberalismo, com a centralização do poder no diretório das políticas das grandes potências europeias, com o tratado orçamental.
Além de colocarmos estas questões, também gostaríamos de perguntar ao Bloco de Esquerda, através da Sr.ª Deputada Helena Pinto, se considera que, de facto, não será possível uma outra Europa. Mas essa Europa só será possível se rompermos com esta integração capitalista, se rompermos com este rumo de afundamento, de exploração e de empobrecimento com que a União Europeia tem brindado os povos, nomeadamente o povo português e o povo grego.

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • União Europeia