Pergunta Oral de Pedro Guerreiro no Parlamento Europeu

A defesa da produção e do emprego no sector do têxtil e do vestuário em diferentes países que integram a UE

Na sequência da sua resposta à pergunta H-0865/08 sobre a (eventual) expiração a 31 de Dezembro de 2008 do sistema comum de vigilância relativamente às exportações de certas categorias de produtos têxteis e de vestuário da China para diferentes países da União Europeia e tendo em conta o crescente número de empresas que encerram ou deslocalizam a sua produção - nomeadamente em Portugal -, deixando um rasto de desemprego e de dramáticas situações sociais, pergunto:

Algum Estado-Membro propôs ou solicitou à Comissão Europeia a prorrogação do mecanismo de dupla vigilância para além de 31 de Dezembro de 2008 ou a adopção de outras medidas neste quadro? Se sim, quais os Estados-Membros e que medidas propuseram, actualmente, cada um deles?

Algum Estado-Membro se opôs à sua adopção? Se sim, quais os Estados-Membros e que argumentos foram invocados por cada um deles?

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Trabalhadores