Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Declaração de Voto da deputada<br />Relatório Randzio-Plath - relatório anual

O Banco Central Europeu (BCE) prossegue o seu objectivo fundamental de garantir a estabilidade dos preços, o que significa, na prática, manter a moderação do crescimento dos salários na zona euro. Um objectivo cego, baseado no controlo da inflação, que esquece o contributo da política monetária para o crescimento económico e o emprego. Preocupação que, levada ao extremo, pode provocar deflação e desemprego.

É com base naquele objectivo que, mesmo face a um abrandamento económico, não alivia as taxas de juro para estimular o investimento e reduzir os custos do excessivo endividamento das famílias e dos restantes agentes económicos, esquecendo que a zona euro não é um espaço homogéneo e que existem dificuldades estruturais específicas, sobretudo para os países da coesão como Portugal.

É com esta política de estabilidade monetária imposta pelo Pacto de Estabilidade que a relatora se congratula, do que discordamos, embora tente, através de uma maior coordenação económica e maior desenvolvimento do diálogo trimestral com o Parlamento Europeu, enquadrar as políticas do BCE.

Mas o BCE precisa de um controlo político efectivo e não apenas de uma coordenação económica cada vez mais ligada aos objectivos do Pacto de Estabilidade e às orientações neoliberais da UE.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu