Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Debate conjunto - Sector das pescas da UE

O sector das pescas tem uma importância estratégica para o abastecimento público de pescado, para o equilíbrio da balança alimentar de vários Estados-Membros, para o desenvolvimento e bem-estar das comunidades costeiras.

A insegurança dos rendimentos dos profissionais da pesca, decorrente da forma como é feita a comercialização no sector, do modo de formação dos preços na primeira venda e das características irregulares da actividade, implica, entre outros aspetos, a necessidade de manter um financiamento público, nacional e comunitário, adequado ao sector.

São necessários mecanismos que melhorem o preço de primeira venda, de modo a beneficiar os pescadores, aumentando a retribuição do seu trabalho, e a promover uma justa e adequada distribuição do valor acrescentado pela cadeia de valor do sector, reduzindo as margens de intermediação, valorizando os preços pagos à produção e exercendo uma contenção dos preços pagos no consumo final.

É necessário melhorar a estabilidade dos mercados e apoiar a transformação e o desenvolvimento de novos produtos e formas de comercialização.

São aspectos abordados nas alterações que propusemos ao relatório. Regozijamo-nos pelo facto destas terem sido acolhidas.

  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu