Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Debate conjunto - Alterações climáticas

Precisamos de medidas que questionem um sistema insustentável na sua essência e não de medidas que visem assegurar a sobrevivência desse sistema numa fantasista versão “verde”.

Aos monopólios privados da energia temos de contrapor o controlo público do setor energético, se o que queremos é um funcionamento sustentável do mesmo, que conjugue preocupações sociais e ambientais.

Ao paradigma do automóvel e do transporte individual, temos de contrapor sistemas de transportes públicos modernos, eficientes, de qualidade e progressivamente gratuitos.

Ao negócio do carbono, da compra e venda de licenças para poluir, temos de contrapor uma abordagem normativa na redução da emissão de gases de efeito de estufa.

Aos modelos insustentáveis de produção e consumo temos de contrapor o combate ao consumismo e ao desperdício que lhe está associado, o incentivo à produção e consumo locais, às cadeias curtas de abastecimento; uma visão do comércio internacional mais assente na complementaridade do que na competição.

Isto se queremos ir além do inconsequente desfiar de preocupações, de cimeira em cimeira.

O capitalismo não é, nem será, verde.

• União Europeia
  • Intervenções