Pergunta ao Governo

Défice de psicólogos no Agrupamento de Escolas de Alexandre Herculano

Défice de psicólogos no Agrupamento de Escolas de Alexandre Herculano

Durante uma visita que o Grupo Parlamentar do PCP realizou recentemente ao Agrupamento de Escolas de Alexandre Herculano, fomos confrontados com o facto de neste agrupamento de escolas, cuja população escolar ronda os três mil alunos (?!...), estarem colocados dois psicólogos a que se acrescenta meio horário ocupado com um terceiro profissional da mesma área.
Isto é: para cerca de 3000 alunos espalhados por uma escola secundária, duas escolas do segundo e terceiro ciclo, e ainda por seis escolas do primeiro ciclo e um “jardim de infância”, situado em instalações autónomas, o Agrupamento de Escolas de Alexandre Herculano conta apenas com “2,5” psicólogos ao seus serviço. Isto dá, em média, 1200 alunos para cada profissional.
Esta situação parece manifestamente insustentável e potenciadora de problemas acrescidos de acompanhamento dos alunos.
Por isso, e ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais aplicáveis, solicita-se ao governo que, por intermédio do Ministério da Educação e Ciência, sejam respondidas as seguintes perguntas:
1.Tem o Ministério conhecimento de que no Agrupamento de Escolas de Alexandre Herculano existem apenas 2,5 horários de profissionais de psicologia para uma população escolar de cerca de 3000 alunos?
2.Acha esse Ministério que esta situação é sustentável e permite um acompanhamento efetivo e adequado dos alunos? O que pensa fazer e quando o Governo para inverter e superar esta situação quase escandalosa?

  • Educação e Ciência
  • Assembleia da República