Sr.ª Presidente,
Sr. Deputado José Junqueiro,
Fala-nos hoje de problemas sérios que atingem o País. De facto, o País está com bastantes dificuldades, está a afundar-se com o aumento do desemprego e da recessão e a única solução que nos é apresentada é a dos baixos salários.
Podemos falar nas contextualizações que quisermos, mas não podemos fugir ao contexto em que esta situação está a acontecer, ou seja, um contexto de ataque aos trabalhadores, de que quem trabalha não tem direitos, mas só deveres e de que todos os rendimentos são postos em causa.
O Sr. Deputado José Junqueiro apelou à mudança de rumo do Primeiro-Ministro, mas o PS, infelizmente, nunca deu essa oportunidade ao País.
Basta lembrar os diferentes PEC que foram aqui apresentados e que ainda agora o Sr. Deputado referiu, culpando até a esquerda — é comum culparem a esquerda…! — pelo derrube do governo. O Sr. Deputado faz essa acusação à esquerda, no entanto, quando foi o momento de procurar soluções de governação, nunca as procurou à esquerda, mas sempre à direita.
Basta ver que o PS, relativamente aos Orçamentos do Estado e aos PEC, esteve sempre de mãos dadas com o PSD e com o CDS, o que, aliás, continuou já nesta Legislatura quanto ao Orçamento do Estado, mas desta vez com o PSD e o CDS no Governo.
Sr. Deputado, pode estar muito indignado, mas foi o PS que, ao longo destes anos, aproveitando o voto de eleitores que acreditam e têm valores de esquerda, criou as condições políticas, sociais e económicas para que este Governo do CDS e do PSD fizesse o que está a fazer neste momento ao povo português.