Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Criação de uma acção da União de apoio às capitais europeias da cultura para os anos de 2020 a 2033

O apoio às Capitais Europeias da Cultura tem-se revelado fundamental no desenvolvimento das cidades premiadas, tanto ao nível da oferta cultural como na repercussão no desenvolvimento social e económico local.
Este relatório cria uma acção intitulada «Capitais Europeias da Cultura» para os anos de 2020 a 2033, cujos objectivos gerais se centram na salvaguarda e promoção da diversidade das culturas na Europa e na emersão das características comuns que partilham, assim como o reforço do sentimento dos cidadãos de pertencer a um espaço cultural comum. Cremos que identidade cultural europeia não é o mesmo que identidade em relação à UE como processo político. É aqui valorizada a questão central do respeito pela diversidade e as características específicas do património cultural de cada um dos Estados-Membros da União possibilitando, simultaneamente, um maior diálogo entre as diversas culturas.
São aspectos positivos e mereceram o nosso apoio todos os objectivos específicos como reforçar o alcance, a diversidade e a dimensão europeia da oferta cultural nas cidades, incluindo através da cooperação transnacional, alargar o acesso às actividades culturais, bem como a participação, reforçar a capacidade do sector cultural e as suas ligações a outros sectores e realçar o perfil internacional das cidades. Portugal é potencial candidato no ano de 2027.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu