Intervenção de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Cortes nas bolsas de investigação em Portugal

Há 2 semanas o governo português perpetrou um dos mais duros ataques contra a ciência, a investigação, a liberdade de criar e pensar. Num concurso cheio de irregularidades e falta de transparência, rejeitou cinco mil propostas de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento. Fez um corte de 40% nas atribuições de bolsas em relação ao ano anterior, e estamos aqui a falar de fundos comunitários. Milhares de investigadores ficaram agora sem sustento e dezenas de centros de investigação portugueses estão agora com enormes problemas de funcionamento. Não é possível haver desenvolvimento de um país sem massa crítica.
O “paradigma” do governo português é o mesmo da UE no Programa Horizonte 2020 – destruir toda a investigação que não considera ser do interesse do mercado e da grande indústria.
Mas os investigadores científicos em Portugal estão a lutar arduamente e já conseguiram alguns recuos do governo. São os investigadores portugueses que estão a defender verdadeiramente a ciência e a investigação em Portugal.

  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu