Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Cooperação Territorial Europeia

São muito claros os objectivos visados com esta Cooperação Territorial Europeia. Querem superar os obstáculos que ainda subsistem ao funcionamento do mercado único da UE, nomeadamente os que têm que ver com os entraves à livre circulação de mercadorias e à migração dos trabalhadores entre países, tendo por base não os seus interesses e aspirações (e aproveitando as carestia de vida que lhes é imposta) mas sim as necessidades do capital.
Não se trata de uma cooperação assente no benefício mútuo, solidária e tendo na sua base a soberania e os interesses complementares dos países envolvidos, com a qual estaríamos de acordo, mas antes com livrarem-se dos empecilhos dos modelos de desenvolvimento de base soberana e nacional que persistem.
Tal como temos repetidamente afirmado, a cooperação e a integração são uma realidade e uma necessidade potenciada pelo desenvolvimento das forças produtivas, particularmente do desenvolvimento tecnológico e científico, podendo ser a favor dos povos ou do grande capital e das grandes potências. Pelos objectivos visados esta cooperação territorial é claramente contra os povos.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu