Contra o racismo e a xenofobia<br />Nota do Grupo de Trabalho do PCP para a Imigração

1- Há muito que o PCP vem alertando para o facto de estarem a recrudescer as actividades de cunho racista e xenófobo, expressando mesmo nalguns casos valores e usando simbologia nazi.

2- Na verdade, o conjunto de medidas e discurso governamental que desde há muito tem vindo a ser feito, sob a capa de um putativo humanismo, outra coisa não tem visado do que ir atacando os direitos à integração e à legalização de muitas dezenas de milhar de imigrantes.

3- Atirar para a ilegalização, para uma vida de fuga e inquietação permanentes, milhares de pessoas, é atira-los para as situações mais incríveis de sobreexploração, de uso e abuso do ser humano. O PCP condenou e condena tal política; contra ela tem-se batido e baterá.

4- Para o PCP, a Constituição da República é clara quanto à proibição de actividades racistas, xenófobas e de cariz fascista e nazista. A Constituição tem de ser respeitada, desde logo pelos poderes públicos.

5- O PCP condena e está solidário com todos quantos são vítimas de assaltos, na praia ou em casa, no carro ou no local de trabalho. Rejeitamos catalogar em função da cor da pele ou naturalidade. Não existem assaltos maus e menos maus conforme seja um negro ou um branco a praticá-los, conforme seja um português ou um ucraniano, conforme seja um africano de África ou um português de ascendência africana nascido e criado num qualquer bairro da periferia da cidade de Lisboa.

6- A acção do Martim Moniz, no passado sábado, estava envolta numa perigosa nuvem de racismo e xenofobia e exigem-se explicações do Governo sobre a inacção que se verifica a que se mantenham Sítios na Net difusores de ideais e valores que atentam contra a Constituição da República. Não pode haver tolerância para com ideais racistas e xenófobos.

7- O PCP, combatendo aproveitamentos demagógicos e empolamentos artificiais, prosseguirá a sua acção de sempre de pugnar pela integração e pela dignificação do ser humano e desenvolverá a luta de sempre ao racismo e à xenofobia.

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Central