Continuar em Palmela uma gestão «premiada»

Galeria|4 Fotografias

A CDU tem uma visão de longo prazo para continuar a desenvolver o concelho de Palmela, de modo a responder aos novos desafios mantendo os princípios que norteiam o seu projecto desde o 25 de Abril: a participação popular, a defesa do serviço público e a centralidade conferida ao bem-estar das populações. Estas foram questões suscitadas, domingo à noite, pela candidata a presidente da Câmara Municipal, Ana Teresa Vicente, no comício realizado no auditório da Biblioteca de Pinhal Novo.

Ana Teresa Vicente, que já assumiu entre 2001 e 2013 o cargo para o qual se candidata, referiu-se ao programa da CDU, que contém os compromissos para assegurar aqueles objectivos, no essencial os mesmos que norteavam a proposta de revisão do Plano Director Municipal (PDM), chumbada há dias pelas restantes forças políticas representadas na Assembleia Municipal por mero cálculo eleitoralista, prejudicando as populações e o concelho, denunciou. A visão inscrita no programa da CDU e no plano de novo PDM procura inserir o concelho no quadro dos grandes projectos previstos para a região, desde logo a Terceira Travessia do Tejo e o novo Aeroporto de Lisboa.

Palmela é o maior concelho da área metropolitana de Lisboa, em área, e viu a sua população crescer bastante nos últimos anos: tem actualmente 75 mil habitantes e terá muitos mais no futuro. Daí a necessidade de um projecto a longo prazo e de largo fôlego como é o da CDU, desenvolvido em 10 objectivos prioritários e 60 compromissos principais, em torno de cinco eixos centrais: qualidade de vida e bem-estar; ambiente, ordenamento do território, economia sustentável; urbanismo proactivo e espaço público; cultura, educação e coesão social; valorização, reforço e inovação no serviço público.

O candidato à Assembleia de Freguesia do Pinhal Novo, Carlos Almeida, destacou que a obra realizada pela CDU ao longo dos anos garantiu ao concelho três prémios de «autarquia do ano» e uma outra distinção na área social.

Depois de Adilo Costa, que apresentou a sessão, ter avançado com a ambição de vencer em todos os órgãos do concelho, Paulo Raimundo saudou a autarquia pelo recente reconhecimento da Arrábida como Reserva da Biosfera da UNESCO, uma candidatura preparada em conjunto com os municípios de Setúbal e Sesimbra (também de maioria CDU), recebida pelo actual presidente da Câmara Municipal - e candidato à Assembleia Municipal - Álvaro Amaro. Trata-se de uma «grande vitória do projecto autárquico da CDU», salientou Paulo Raimundo.

  • Poder Local e Regiões Autónomas
  • Central