É com enorme alegria que daqui saudamos os 94 anos do Partido Comunista Português, O Partido que é da Juventude. O Partido com um passado heróico de luta e de resistência. Portador de um projecto de futuro e de alternativa para a juventude, os trabalhadores e o pais.
Pela nossa acção, objectivos e propostas que transportamos, assumimo-nos como a Organização Revolucionária da Juventude Portuguesa, aquela que nunca virou costas à Juventude e às suas aspirações, nem nunca irá virar, muito menos agora neste quadro de brutais ofensivas levadas a cabo pelos mesmos de sempre, os partidos do grande capital, PS / PSD / CDS, juntamente com o Presidente da República e os seus patrões estrangeiros, União Europeia, Banco Central Europeu e FMI.
Uma ofensiva que dura há 38 anos, e que ano após ano inferniza a vida de milhares de jovens do país em geral e do concelho do Seixal em particular, que vêem as suas aspirações serem arrancadas e o seu futuro negado. Uma ofensiva que destrói a educação, o emprego e o emprego com direitos, e que nega aos
jovens o acesso à habitação, ao Desporto e à Cultura.
Incutem-nos os valores da individualidade e do egoísmo, dizem-nos que os jovens estão afastados e desligados da politica, e que este rumo é inevitável. No 13.o Encontro Nacional do Ensino Secundário, que teve lugar no Barreiro, as mais de duas centenas de estudantes do Básico e Secundário que participaram nesta iniciativa, que, em momentos diferentes das suas vidas, tiveram a coragem de aderir à sua organização revolucionária, demonstraram com força e combatividade que não são uma geração que quer que tudo fique na mesma. São sim, uma geração que quer construir a Escola de Abril e isso, no momento actual, só se faz com resistência e muita luta.
Pois nós reafirmamos que inevitável, é a derrota deste governo e desta politica. E dizemo-lo agarrados a esta força transformadora que é a força da Luta da Juventude. Não, Não aceitamos mais cortes na Educação, não aceitamos o trabalho precário e o roubo de direitos, não aceitamos mais pobreza e emigração. Mas não basta dizer não, é preciso erguer-se perante as injustiças, tal como fizeram os estudantes da Escola Secundária Manuel Cargaleiro que no passado dia 3 de Março protestaram por melhores condições e mais comida no refeitório, ou os estudantes da Escola Secundária João de Barros que este ano, à imagem dos últimos anos, já por várias vezes saíram à rua dizendo que estão fartos de ter aulas em contentores, exigindo condições e a efectiva realização de Obras na Escola.
A actividade da JCP é contínua e tal como a juventude, não pára. Dia 14 de Março estamos todos a preparar uma grande Conferência Nacional do Ensino Superior, em Coimbra, na cidade dos estudantes. Estamos também já a lançar a preparação do Concurso de Bandas por todo o país e também aqui no Concelho do Seixal. Um grande momento que afirmará novos projectos musicais e que servirá também para afirmar o Direito à Cultura como um direito de todos e para todos.
A todos os jovens que sentem na pele as politicas da direita e do grande capital, dizemos, contem connosco na defesa dos nossos direitos e anseios, tenham coragem e não se resignem, juntem-se à JCP, juntem-se ao PCP e a este projecto revolucionário, de vontade e de luta por uma sociedade sem exploração do homem pelo homem.
Reforcem a Luta organizada, e dêem mais expressão a este mês de Março que é o mês da Juventude e mês de Luta. Ontem por todo o pais, dia 18 de Março nas escolas secundárias e de 23 a 28 de Março nos locais de trabalho e nas ruas.
Camaradas, amigos, que ninguém tenha medo de ser feliz, que ninguém tenha medo de fortalecer esta organização e este partido com 94 anos de luta heróica. Não temos duvidas, será nossa a vitória final, transforme-mos o sonho em vida, por uma democracia avançada, rumo ao socialismo e ao comunismo.
Viva o 94.o aniversário do PCP
Viva a JCP!
Viva o PCP!