A construção do lanço do IP2-entre Junqueira (Torre de Moncorvo) e Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) foi suspensa por razões ambientais.
Por outro lado, foram públicas na altura da construção várias críticas ao traçado escolhido para o
lanço entre o entroncamento de Longroiva e o Pocinho, por destruição de alguns dos melhores terrenos da região, com arranque de pomares, vinha, oliveiras e amendoeiras, quando havia, a nascente desse traçado, alternativas que não causariam tais impactos.
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministro da Economia e do Emprego me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Quais os problemas ambientais que continuam a condicionar a construção do IP2 no troço Junqueira/Pocinho? Quando se prevê que o problema seja resolvido? Solicitava o envio dos EIA e outros documentos julgados necessários que conduziram à referida suspensão.
2. Quais os trajectos alternativos que estiveram em debate público no caso do lanço Pocinho/Longroiva? Quais as razões que levaram a optar pelo que suspendia a construção do referido lanço? Qual a posição das autarquias (Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia) das áreas do lanço sobre a matéria? Solicitava igualmente o envio do EIA e outros documentos que determinaram a escolha do referido traçado?
Pergunta ao Governo N.º 637/XII/1
Construção do IP 2
