Pergunta ao Governo N.º 856/XII/3

Conservação e Restauro da Igreja de Serzedelo

Conservação e Restauro da Igreja de Serzedelo

No passado dia 20 de janeiro uma delegação do PCP, na qual estava integrada a deputada eleita pelo círculo eleitoral de Braga, e acompanhada por dois membros do executivo da Junta de Freguesia de Serzedelo, visitou a Igreja de Serzedelo.
A Igreja de Serzedelo, classificada como Monumento Nacional no ano de 1927 constitui, tal como está expresso no sítio do IGESPAR, ”mais um dos muitos templos românicos tardios que tanto caracterizam o nosso território artísticos dos séculos XII e XIII: nave única com capela-mor rectangular, justaposta, formando um maciço conjunto de estrutura muito simples. A iluminação
é extremamente escassa, recorrendo a apertadas frestas verticais dispostas harmoniosamente ao longo das paredes laterais da nave e outra aberta sobre o arco triunfal. Originalmente, uma pequena rosácea, na fachada principal, filtrava um pouco mais de luz para o interior, mas a campanha de construção do narthex determinou o seu parcial entaipamento.” Quanto à decoração é “muito escassa, linear e esquemática, à base de motivos geométricos, como bolas, um elemento que vamos ver aparecer nas construções modestas do Norte do país até, pelo menos, ao século XIV. Esta convicção tardia é ainda sugerida pelas analogias de perfil para com o portal principal da igreja de São Miguel do Castelo.” (ALMEIDA, 1986, vol. 3, p.80).
No decurso da visita foi possível verificar que, pese embora ter ocorrido uma intervenção no monumento, há deterioração do chão, nomeadamente dos túmulos em resultado das águas que infiltram nos dias muito chuvosos, assim como estão muito deterioradas as pinturas existentes no interior da igreja.
Entende o PCP que a riqueza arquitetónica da Igreja de Serzedelo deve ser preservada e conservada, assim como deve ser assegurada a manutenção e valorização dos espaços, do edifício e da sua riqueza e património históricos criando as condições para a sua divulgação museológica e para a potenciação do seu efetivo uso cultural e científico.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais em vigor, solicito ao Governo, através do Secretário de Estado da Cultura, que me preste os seguintes esclarecimentos:
1. O Governo através da Secretaria de Estado da Cultura tem projetada alguma intervenção na Igreja de Serzedelo no sentido de travar a deterioração dos túmulos térreos existentes no interior da capela? Em caso afirmativo, qual o âmbito da intervenção e quando ocorrerá?
2. Foram realizados estudos para recuperar as pinturas existentes na Igreja de Serzedelo? Em caso afirmativo, quais os resultados encontrados?
3. Estão planeados alguns trabalhos de recuperação das pinturas existentes na Igreja de Serzedelo? Se sim, quando?

  • Cultura
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo