A Conferência Nacional, pelos seus conteúdos e objectivos dá-nos confiança, determinação e força.
Pelo que aqui nos foi transmitido pela voz dos delegados sobre os problemas que os trabalhadores e o povo enfrentam, as suas aspirações e reivindicações.
A resistência e as lutas de carácter reivindicativo, que se vêm desenvolvendo por objectivos concretos e imediatos.
A luta e o trabalho para a unidade e convergência de democratas e patriotas para a construção da alternativa que rompa com a política de direita, por uma política patriótica e de esquerda.
A ampla e empenhada participação com alegria, atenta, fraterna e solidária, demonstra o sentir e a vontade do colectivo partidário e dá-nos a todos a responsabilidade para levar à prática a Resolução da Conferência Nacional.
Mais unidos e coesos, mais fortes e determinados para “Tomar a iniciativa, reforçar o Partido, responder às novas exigências”.
Expressão de vitalidade e reafirmação da nossa identidade comunista – base da nossa força .
O PCP é o que é e não o que os nossos adversários gostariam que fosse.
Camaradas,
Como é do conhecimento público, realizou-se, a noite passada, a reunião do Comité Central para eleger o Secretário Geral do Partido.
O Comité Central compreendeu e aceitou as razões apresentadas pelo camarada Jerónimo de Sousa para a sua substituição como Secretário Geral, mantendo-se no Comité Central.
No exercício das suas competências e em conformidade com os Estatutos, no seu artigo trigésimo quinto – “O Comité Central tem a faculdade de eleger, de entre os seus membros, um Secretário Geral do Partido”.
O Comité Central, no âmbito dessas competências decidiu eleger um Secretário-Geral.
E elegeu, por unanimidade, como Secretário-Geral do Partido o camarada Paulo Raimundo (que entendeu não votar na sua própria eleição).
Camaradas,
Com todo o nosso esforço, trabalho e determinação, no quadro do nosso funcionamento colectivo, com toda a confiança e determinação, vamos levar por diante as conclusões da Conferência Nacional, com os trabalhadores e o povo português.
Para tornar mais forte e coeso, mais interventivo, mais ligado às massas, o nosso grande e insubstituível Partido Comunista Português!