Intervenção de Sandra Garcia, Membro da Organização Regional do Litoral Alentejano, Conferência Nacional do PCP «Tomar a iniciativa. Reforçar o Partido. Responder às novas exigências»

O PCP nos eventos de Verão no Litoral Alentejano

Ver vídeo

''

Venho-vos falar da experiência da Organização Regional do Litoral Alentejano e a sua presença em vários eventos de Verão na região que juntam muitos milhares de pessoas: Santiagro em Santiago do Cacém, Tasquinhas e Festival Músicas do Mundo em Sines, FACECO em Odemira, Feira de Agosto em Grândola e PIMEL em Alcácer do Sal.

Em 2020 e 2021, tendo em conta a epidemia Covid-19, estes eventos não se realizaram, tendo sido retomados pelos seus promotores este ano. Referir que mesmo durante este período o Partido nunca deixou de realizar iniciativas regionais, nomeadamente o Convívio de Verão em Santiago do Cacém.

Chegados a 2022, com o retomar de todos estes eventos colocou-se a questão óbvia: o Partido tem que lá estar, onde estão a pessoas!

Levantaram-se logo dificuldades, como as resultantes do tempo que estivemos sem realizar estas iniciativas, o facto de se realizarem no Verão, período de férias que dificulta a participação de camaradas e amigos, a juntar a alguns receios e pessimismos decorrentes da intensa campanha contra o Partido, temendo que fossemos mal recebidos e que pudesse haver provocações.

Depois de muita discussão e trabalho colectivos, de planeamento e preparação podemos aqui afirmar que estivemos lá, o Partido esteve lá. E a verdade é que, ao contrário do que se temia, fomos muito bem recebidos em todo o lado.

Em todas alcançámos resultados positivos, sendo por isso necessário continuarmos presentes, não só pelas receitas alcançadas, mas principalmente pela presença política que marcamos.

Destacar as Tasquinhas e Festival de Músicas do Mundo em que conseguimos mais uma vez assegurar, durante 24 dias e noites, almoço e jantar a quem nos visitou. Foi bonito ver os sorrisos, ouvir as palavras de apoio e ver dezenas de jovens a dançar a nossa carvalhesa em frente ao nosso espaço.

A Feira de Agosto, não foi diferente, 5 intensos dias com um restaurante em funcionamento, onde não podemos deixar de registar um grande jantar com 400 pessoas, o maior dos últimos largos anos.

Com a sua militância os camaradas do Litoral Alentejano tomaram a iniciativa e deram o seu contributo na realização destas árduas tarefas, ultrapassando dificuldades e alcançando resultados às vezes surpreendentes e também aqui se abrem possibilidades para o reforço do Partido.

Fazendo das dificuldades forças, com a nossa militância e criatividade, o Partido esteve e estará junto das massas, também nos eventos de Verão no Litoral Alentejano.

Viva o Partido Comunista Português!

  • Conferência Nacional do PCP 2022
  • Central