Intervenção de Ana Leitão, Membro da Comissão Concelhia de Ponte de Lima, Conferência Nacional do PCP «Tomar a iniciativa. Reforçar o Partido. Responder às novas exigências»

A experiência de trabalho em Ponte de Lima

Ver vídeo

''

Camaradas e Amigos,

Em nome da Organização Concelhia de Ponte de Lima, transmito a todos vós as mais fraternais saudações.

Apesar de todas as dificuldades sentidas no desenvolvimento da nossa actividade em Ponte de Lima, a nossa Organização Concelhia trabalha incansavelmente todos os dias pela defesa dos trabalhadores e do povo.

No último ano, temos intensificado a nossa actividade, através da identificação e denúncia dos problemas do concelho, de esforços de recrutamento e da atribuição de responsabilidades aos novos militantes.

Temos estado presentes na luta ao lado dos trabalhadores, como foi o caso com a nossa denúncia do despedimento colectivo levado a cabo pela IPSS Casa da Caridade e pela nossa denúncia da preocupante situação das vendedeiras do feirão agrícola, remetidas para fora do mercado municipal.

Temos estado ao lado da juventude e, com o nosso auxílio, os alunos da Escola E.B. 2, 3 da Correlhã elegeram pela primeira vez uma Associação de Estudantes, órgão tão fundamental na democratização da escola.

Temos estado ao lado das lutas das populações, como é o caso da luta para a gestão dos baldios pelos compartes na freguesia de Arcozelo, até ao momento sob uma promíscua gestão autárquica. Consideramos esta acção de enorme significado. De porta-a-porta foram recolhidas mais de 130 assinaturas para realizar a assembleia de compartes já no dia 26 para eleger os órgãos sociais dos baldios.

Sem esquecer o incomparável contacto directo com a população e com os trabalhadores fabris levado a cabo pelos militantes do Partido, na distribuição de boletins informativos do trabalho autárquico desenvolvido pela CDU, de boletins das células de empresas, e de comunicados sobre vários problemas locais e nacionais.

O intensificar da acção do Partido no último ano tem surtido frutos nos nossos esforços de recrutamento, com 23 novos militantes e 2 camaradas transferidos de outras organizaçõesdesde a campanha das eleições autárquicas do ano passado. Estes novos militantes têm sido enquadrados na crescente dinâmica do Partido em Ponte de Lima, tendo-lhes sido atribuídas responsabilidades e tendo estes novos militantes contribuído para um cada vez mais dinâmico trabalho do Partido no concelho.

Foi com este mote que, em Janeiro, realizámos a nossa assembleia de organização concelhia, na qual participaram 41 militantes e na qual se elegeu a nova Comissão Concelhia, composta por 16 camaradas. Nela, identificámos problemas no concelho, discutimos caminhos para a acção do Partido em Ponte de Lima, numa calorosa sessão com inúmeras intervenções!

A terminar, deixamos bem vincado que no actual momento da vida política local e nacional, os comunistas de Ponte de Lima intervêm para alargar a afirmação do Partido, para assegurar uma intervenção corajosa no combate pela construção da alternativa patriótica e de esquerda, para estimular a luta dos trabalhadores e das populações em defesa dos seus direitos e interesses, e para reforçar a capacidade realizadora e a ligação às massas do Partido.

Viva o PCP!

  • Conferência Nacional do PCP 2022
  • Central