Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Conferência das Alterações Climáticas COP 19 em Varsóvia

À semelhança de anteriores resoluções, concordamos com objectivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa; com uma maior preocupação no cumprimento das metas estabelecidas e com a necessidade de outras metas, mais ambiciosas (em linha com as recomendações do IPCC).
Mas nesta resolução, como nas anteriores, prevalecem as ditas soluções de mercado, cujo resultado está bem à vista no funcionamento do mercado do carbono.
O regime de comércio de licenças de emissão (RCLE) é um dos exemplos do fracasso inequívoco dos instrumentos de mercado. Perante o incontornável fiasco ambiental e político que representa, pretendem agora associá-lo a outros mecanismos idênticos para a criação de um mercado mundial do carbono. Estamos perante a tentativa de esconder o falhanço do RCLE Europeu passando-o à escala mundial, à custa da geração de milhões de euros em activos financeiros fictícios, concentrados nos maiores poluidores à escala mundial.
O clima, e as políticas que o circundam, tem sido mais um bom pretexto para lucrativas oportunidades de negócio, do que o motivo de preocupação séria e genuína sobre o futuro do planeta.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu