O IC6 é um itinerário complementar que prevê a ligação entre Coimbra e Covilhã através do interior do Distrito de Coimbra e da encosta sul da Serra da Estrela. Ou seja, irá permitir uma grande melhoria na mobilidade entre pessoas de diferentes distritos, alguns isolados no interior. A construção desta via está parada desde 2010, altura em que ficou concluído o troço até Tábua. É, pois, urgente dar seguimento à obra, com dois troços fundamentais: Tábua-Oliveira do Hospital (já anunciado pelo Governo em 2017) e Oliveira do Hospital-Covilhã (A23). Este último trajecto facilitará extraordinariamente a conexão entre o distrito de Coimbra e o limite norte do distrito de Castelo Branco, ultrapassando-se assim as dificuldades existentes no atravessamento da Serra da Estrela pelo atual troço da EN 230/EN 231.
Face ao exposto, pergunto:
Tem esta Comissão conhecimento das obras que faltam para finalizar o itinerário inicialmente previsto?
Se no Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020 foram alocados fundos europeus para concluir as obras em falta, qual foi a sua execução?
Que outros apoios poderão ser garantidos num futuro próximo para a conclusão destes troços, aguardados pelas populações desde os anos 90 do século passado?