Esta mobilização de 46 milhões de euros de assistência macrofinanceira para a Geórgia é a segunda parte da assistência macrofinanceira prometida em 2008, no rescaldo do conflito armado com a Rússia e pela crise mundial. A mobilização está ainda pendente de um acordo com o Conselho de Ministros da União Europeia.
De acordo com o relatório apresentado, esta assistência macrofinanceira da UE visa contribuir para cobrir as necessidades de financiamento externo da Geórgia, identificadas em cooperação com o FMI, no contexto do acordo de stand-by do FMI no montante de 1,17 mil milhões de dólares, em vigor desde Outubro de 2008.
Esta assistência proposta será prestada metade sob forma de subvenções e a outra metade sob forma de empréstimos e deverá contribuir para ajudar a Geórgia a fazer face às consequências económicas do conflito com a Rússia e à crise mundial e apoiar o programa de reformas económicas do governo da Geórgia.
Neste momento, Comissão e Conselho ainda não chegaram a acordo sobre como supervisionar a implementação desta ajuda, pelo que poderá haver ainda uma segunda leitura.