Realiza-se, de dia 4 a 11 de Maio, a iniciativa "O comboio dos 1000" a Auschwitz-Birkenau.
"O comboio dos 1000" é uma iniciativa organizada pelo Instituto dos Veteranos (IV - INIG) da Bélgica, pela Federação Internacional dos Resistentes (FIR - Associação Antifascista) – da qual a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) é membro – e pela Fundação Auschwitz.
Este é um encontro internacional de jovens, que partiram de Bruxelas em direcção a Auschwitz em comboio reservado especialmente para a ocasião. Nele viajam cerca de 1000 jovens de vários países da Europa (Bélgica, Portugal, Itália, França, Alemanha, Holanda, Grécia, República Chega, Bulgária, entre outros) bem como sobreviventes dos campos de concentração nazis e outros combatentes, veteranos e resistentes antifascistas. Outros jovens de países como a Rússia e Israel seguem directamente para Cracóvia, juntando-se aos que viajam no comboio e a outros jovens polacos.
Esta viagem é sobre a memória e o compromisso com a história. É uma visita a locais históricos mas também de desenvolvimento da consciência democrática, dos valores dos direitos humanos e de interacção entre jovens de diferentes países da Europa com vista à superação de preconceitos. É também uma comemoração da vitória dos povos contra o Nazi-Fascismo.
A viagem da delegação portuguesa, composta por cerca de 100 jovens, de quatro escolas e diversas organizações portuguesas, para além da visita a Auschwitz, será recebida com um jantar e convívio musical1, dia 10 de Maio, e fará ainda uma visita ao Parlamento Europeu em Bruxelas, dia 11 de Maio, a convite dos deputados portugueses do PCP ao Parlamento Europeu, João Ferreira e Inês Zuber.
Convidamos os órgãos de Comunicação Social a estarem presentes em ambas as iniciativas.