O vento e o céu encoberto podem ter desviado alguns veraneantes das praias dos distritos de Coimbra e Leiria, mas não desviou a Caravana de Verão do PCP do seu caminho de afirmação do projecto do PCP e de divulgação da Festa do avante! 2010.
As praias da Figueira da Foz cedo acordaram ao som dos artistas da Festa, que acompanhou a distribuição do Jornal de Verão do PCP. O Jornal, que aponta as injustiças cometidas por PS e PSD contra o Povo e os trabalhadores portugueses, teve boa aceitação pelos banhistas, numa manhã de Sol tímido.
As belas praias de Mira foram o destino seguinte para a afirmação das propostas do PCP, dando a conhecer o outro caminho para Portugal: o caminho pautado por uma política patriótica e de esquerda. O jornal dos artistas da Festa não foi esquecido, lembrando algumas das razões que fazem desta a Festa de Abril!
O dia 11 ficou reservado para o distrito de Leiria, onde a caravana de Verão do PCP percorreu as praias de Peniche, Nazaré e Vieira de Leiria. As gravosas políticas de direita do Governo PS, como a redução e eliminação de apoios sociais, o encerramento de mais 900 escolas, as privatizações, ou a introdução de Portagens nas SCUTS, foram amplamente divulgadas, atraves do Jornal de Verão do PCP.