Pergunta ao Governo N.º 1322/XII/3.ª

Cirurgia geral no hospital de Fafe suspensa

Cirurgia geral no hospital de Fafe suspensa

Relativamente ao hospital de Fafe, o Grupo Parlamentar do PCP já efetuou várias perguntas ao Governo onde são expostas várias situações que têm conduzido ao desmantelamento desta unidade hospitalar. Tivemos agora conhecimento por intermédio do jornal “Notícias de Fafe” que as cirurgias gerais estão suspensas por que “ dois dos três médicos deste serviços estão de baixa [médica]” não se sabendo quando é que serão retomadas. Na notícia são veiculadas asafirmações do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Alto Ave
sendo asseverado que “uma mexida nos serviços nesta altura com a deslocação de médicos, traria consequências a muitos profissionais do CHAA” acrescentando ainda se trata “de um problema que tem ser resolvido com ponderação (…).
As reservas e cautelas manifestadas pelo Presidente do Conselho de Administração do CHA sobre a resolução deste problema adensam as preocupações do PCP e da população quanto ao futuro do Hospital de Fafe e parecem estar já em linha com o desmantelamento que ocorrerá
acaso seja concretizada a transferência desta unidade de saúde para a Misericórdia.
As preocupações acima aduzidas são reforçadas pelos relatos tornados públicos na última Assembleia Municipal, que dão conta da contínua degradação do edifício, bem como a transferência de “equipamentos e mobiliários para a unidade de Guimarães”. Estas insuficiências foram, tal como é veiculado pelo jornal, reconhecidas por um Deputado Municipal do PSD, tendo afirmado que “a conservação do edifício não é melhor e há infiltrações”.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministro da Saúde, me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.Que medidas vão ser tomadas pelo Governo no sentido de providenciar a substituição dos médicos em baixa para que sejam retomadas as cirurgias gerais?
2.O protelamento da resolução desta situação decorre do processo de transferência desta unidade de saúde para a Misericórdia ?
3.Reconhece o Governo que o edifício do hospital de Fafe apresenta insuficiências em termosde conservação? Para quando as obras de reabilitação do edifício?
O Governo confirma as informações que foram veiculadas na Assembleia Municipal de Fafe, nomeadamente, as que dizem respeito à transferência de equipamentos e mobiliário para a unidade de Guimarães? Se sim, quais os equipamentos que foram transferidos e quando é
que ocorreu essa transferência?

  • Saúde
  • Assembleia da República