Pergunta ao Governo N.º 934/XII/3.ª

Cinemateca do Porto

A Cinemateca do Porto (ou pólo do Porto da Cinemateca Portuguesa) foi uma das muitas promessas dos governos PS que nunca se concretizou e que foi formalmente abandonada pelo último governo Sócrates.
De entre as razões evocadas, alegava o Governo de então,a falta de verbas para reconverter nesse equipamento a Casa Allen e a Casa das Artes.
Acontece que, a Casa das Artes foi recentemente objeto de algumas obras que há muito vinham sendo adiadas, embora não se tenha concretizado, por falta de verbas, o ambicioso projeto de obras inicialmente previsto, no sentido de restaurar por inteiro esta obra do arquiteto Souto Moura (1980), sob a sua direção.
Depois das referidas obras o equipamento, que se encontra disponível para atividades culturais, está nitidamente subutilizado e sem um projeto global à altura da Casa e das necessidades da cidade. Excetua-se a cedência ao Cineclube do Porto que aí tem realizado as suas sessões.
Com o fecho de cinemas na cidade do Porto (restam os de um centro comercial e o do Teatro do Campo Alegre) e o impasse do Rivoli, o panorama da exibição cinematográfica de qualidade no Porto é de uma indigência total.
Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e nos termos e para os efeitos do 229º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Secretário de Estado da Cultura o seguinte:
Tendo em conta o acima referido que medidas vai este Governo tomar para tornar real o velho e justo projeto da Cinemateca do Porto?

• Cultura
  • Perguntas ao Governo