Pergunta ao Governo N.º 1699/XI/2

Cheias no Douro verificadas no primeiro fim-de-semana de Janeiro

As cheias verificadas no Douro no primeiro fim-de-semana de Janeiro levaram a que a subida do caudal atingisse a zona do cais da Régua, onde estão localizados dois estabelecimentos comerciais.
A público vieram as denúncias, na comunicação social, das autoridades locais e regionais, nomeadamente do Comandante Distrital de Operações de Socorro de Vila Real, sobre o facto de a subida do nível do Douro os terem surpreendido.
O Comandante Distrital referiu mesmo à Lusa que não chegou à Protecção Civil Distrital nenhum pré-aviso de cheias por parte da entidade que regula o rio Douro - o Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Douro. Acrescentando que a informação que tinham «era de que não ia haver qualquer inundação».
A situação resolveu-se facilmente, sem danos materiais ou humanos, mas as dúvidas sobre o funcionamento do sistema de previsão e prevenção falhou, o que não é adequado.
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio da Ministro da Administração Interna me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Que razões explicam o que sucedeu?
2. Que medidas foram/estão tomadas para corrigir possíveis dificuldades humanas ou técnicas?

• Ambiente
  • Perguntas ao Governo