[Excerto]
Temos um património único, do qual nos orgulhamos. Assentamos a nossa acção na ligação às populações. Temos, por todo o País, obra realizada nas várias circunstâncias em que assumimos responsabilidades. Fomos pioneiros na resposta aos problemas mais prementes das populações logo após a revolução de Abril.
Foram os municípios geridos pela CDU que primeiro garantiram o direito à água e ao saneamento às suas populações. Mas são também hoje os municípios da CDU que mais se destacam na defesa da água pública e no combate às concessões que acarretam custos acrescidos para as populações, como aqui em Valongo bem conhecem.
Foram os municípios CDU que se destacaram na definição dos instrumentos de gestão do território, defendendo os interesses da população e a qualidade de vida, combatendo a especulação imobiliária e protegendo o ambiente. Preocupações, designadamente as ambientais, que assumem uma particular importância neste concelho, há anos confrontado com problemas decorrentes da localização do aterro em Sobrado.
São os municípios CDU que assumem a valorização dos trabalhadores das autarquias como mais uma vez se comprova com o suplemento de penosidade e insalubridade em que é evidente na sua aplicação o contraste das autarquias CDU no reconhecimento e consagração generalizada desse direito com a sua não aplicação na larga maioria dos municípios geridos pelo PS e PSD.
(...)
Nas últimas eleições a CDU perdeu o vereador na Câmara Municipal de Valongo e o PS conquistou a maioria absoluta, sem que isso representasse nada de bom para a população ou para o concelho.
Com isso, perdeu a população, que deixou de ter no executivo alguém com uma ligação e preocupação real e permanente com os problemas de cada uma das freguesias.
Perdeu o concelho que deixou de ter no executivo municipal a defesa intransigente dos serviços públicos, dos trabalhadores e do ambiente. Deixou de ter uma voz intransigente na defesa da reposição de freguesias e no combate aos favorecimentos e aos jogos de interesses.
Perdeu igualmente o concelho que passou a ter um executivo municipal incapaz de concretizar as obras e os projectos que há muito se arrastam no concelho sem concretização.
É por tudo isto, que temos confiança de que é possível avançar e crescer, conquistando mais votos e mais mandatos e afirmar a CDU como uma força indispensável e necessária para a defesa dos mais genuínos interesses das populações deste concelho.