Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Candidatura RO/Mechel - Roménia

Instalado o novo Parlamento saído das eleições de Maio de 2014, eleições onde se falou na necessidade de por cobro ao desemprego, à miséria galopante, aqui estamos nós a avaliar cinco pedidos de apoio ao despedimento de centenas de trabalhadores.
Esta candidatura diz respeito a 1.513 despedimentos efectuados pelas empresas Mechel Campia Turzii e Mechell Reparatti Targoviste, fabricantes de produtos siderúrgicos acabados e semiacabados. Estas empresas tinham a sede no município de Campoia Turzii, na Roménia, e eram o maior empregador da região - empregavam cerca de um terço do total dos trabalhadores da região.
Mais uma vez, as mudanças estruturais nos padrões do comércio mundial e a diminuição da quota de mercado da UE no sector dos produtos siderúrgicos e do aumento da quota dos países como a China são a justificação para este crime social.
Mas todos sabemos que o que está por detrás destes despedimentos massivos é a necessidade do capitalismo de dispor de um exército de mão-de-obra mais barata e mais dócil, que permita baixar o custo do trabalho, aumentando, assim, o seu lucro.
Impõe-se cada vez mais uma ruptura com estas políticas e a reposição da dignidade para os homens e as mulheres que vivem do seu trabalho.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu