Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Candidatura Lufthansa-Irlanda

A Lufthansa Technik era originalmente a divisão de engenharia e manutenção da companhia aérea alemã Lufthansa, mas foi desmembrada do grupo principal em 1994.
Uma profunda alteração no comércio de bens e serviços na União Europeia, decorrente de uma viragem tecnológica na produção de aviões de nova geração e respetivos componentes, acrescida à deslocalização mundial da produção de aviões, ao facto das transportadoras da Europa Ocidental e dos EUA terem por hábito enviar as suas aeronaves de grandes dimensões para a China, a fim de aí realizarem a manutenção pesada das mesmas, e à deslocalização da empresa-mãe Lufthansa Technik, que decidiu basear as suas operações Airbus A330/340 MRO na subsidiária Lufthansa Technik Philipines, nas Filipinas, provocaram impactos nos aspetos fundamentais do mercado e do modelo de negócios subjacente à Lufthansa Technik, levando ao encerramento da Lufthansa Technik Irland.
Esta é a 10ª proposta de transferência com vista à mobilização do FEAG transmitida à autoridade orçamental, até a data, em 2015. Desta vez trata-se da candidatura da Irlanda ao Fundo Europeu de Globalização para apoiar 149 trabalhadores, de um conjunto de 424 trabalhadores despedidos da empresa Lufthansa Technik. Acrescentando-se aos já muitos despedimentos em empresas deste sector ao longo dos últimos anos, fica ainda mais difícil para estes trabalhadores, com competências muito específicas neste sector, encontrar um novo emprego.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu