O PCP teve conhecimento através do comunicado da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) e dos estudantes da situação de profunda asfixia financeira em que se encontra este estabelecimento de ensino.
A situação decorrente dos cortes orçamentais e do despacho do Ministério das Finanças tomou tal dimensão que as aulas de prática clínica dos cursos de licenciatura, mestrados e pósgraduação foram parcialmente interrompidas; foram colocadas em causa um número alargado de consultas de continuidade, pondo em risco e comprometendo a eficácia dos tratamentos anteriores; impossibilita a não aquisição de produtos de esterilização e limpeza pondo em causa os atuais critérios de boas prática e implicará o encerramento imediato das clínicas.
Esta situação é inaceitável. Para além da instabilidade que cria na vida da FMDUL, tem impactos muito negativos nas condições de frequência e aprendizagem a que têm direito. O Despacho do Ministério evidencia não só os seus efeitos devastadores, como os efeitos de uma situação subjacente de asfixia financeira das instituições.
Através destas medidas e do subfinanciamento crónico das instituições do Ensino Superior Público, o Governo PSD/CDS impede a garantia do direito à educação, conforme consagrado na Constituição e na Lei de Bases do Sistema Educativo.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais aplicáveis, solicita-se ao Governo que por intermédio do Ministério da Educação e Ciência, sejam respondidas as seguintes perguntas:
1.Que medidas urgentes vai tomar, designadamente de reforço do financiamento da FMDUL, para que se assegurem condições de normal e adequado funcionamento das atividades letivas?
2.Reconhece o Governo que com estas medidas está a degradar as condições de ensino e aprendizagem de milhares de estudantes?
Pergunta ao Governo
Cancelamento das aulas de prática clínica, suspensão de tratamentos, impossibilidade de aquisição de equipamentos de esterilização da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
![Cancelamento das aulas de prática clínica, suspensão de tratamentos, impossibilidade de aquisição de equipamentos de esterilização da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa](/sites/default/files/imagecache/720x405/images/genericas3/proposta_grupo_parlamentar_pcp.jpg)