Em nome da Direcção Regional do Alentejo, para todos vós os nossos agradecimentos e saudações pela vossa participação neste grande almoço convívio.
Os nossos agradecimentos e saudações à Câmara Municipal Santiago do Cacém pela cedência destas magníficas instalações e apoio à realização desta iniciativa.
Os nossos agradecimentos e saudações ao Grupo Coral Alentejano da Casa do Povo do Cercal do Alentejo e ao Grupo Coral e Instrumental Afluentes do Sado da Freguesia de Alvalade, pela vossa participação que muito valorizou, aqui hoje, o Cante Alentejano Património Imaterial e Cultural da Humanidade.
Os nossos agradecimentos e saudações a todos aqueles, que contribuíram para a realização, deste grande almoço convívio.
A todos o nosso muito obrigado.
Para todos e todas uma forte e calorosa saudação e uma grande salva de palmas.
Passados 94 anos cá estamos hoje, mais uma vez, juntos e unidos em torno de um objectivo, de grande significado politico, comemorar o aniversário do Partido.
Contrariando alguns vaticínios de comentadores e politólogos encartados ao serviço do grande capital.
Contrariando as profecias da desgraça que haveria de cair sobre o PCP.
Contrariando os que confundindo desejo com realidade decretaram o desaparecimento do PCP.
Segundo eles, nós não deveríamos ter chegado aqui, não deveríamos cá estar.
Mas cá estamos, a comemorar o 94º aniversário do nosso Partido.
Cá estamos orgulhosos da nossa história, confiantes no presente e firmes e determinados para os combates do futuro que temos pela frente.
Cá estamos como sempre estivemos, onde sempre deveríamos estar, do lado certo, do lado dos que mais precisam, do lado dos trabalhadores e do povo, dos mais desfavorecidos, dos mais necessitados, dos explorados.
Cá estamos prontos com força e determinação para continuar a nossa luta.
Para construir um Portugal melhor e com melhores condições de vida para o nosso povo.
Cá estamos, disponíveis para continuar a luta, assumirmos os nossos compromissos e todas as responsabilidades que o nosso povo nos quiser dar.
É com esta força, esta determinação, esta confiança no povo alentejano e no nosso partido, no seu colectivo partidário nos seus militantes que trabalhamos para reforçar o partido.
Para recrutar mais militantes para o partido mas é com alegria que anunciamos que no âmbito da campanha nacional de recrutamento o partido no Alentejo já recrutou mais 350 novos militantes.
É com esta força e determinação que prosseguiremos a acção de contactos com os membros do partido para elevação da militância, para a entrega do novo cartão e para actualização de dados.
A concretização desta acção até final de Março é uma necessidade e um objectivo que se coloca a todas as organizações o que exige planificação, definição de equipas para esta tarefa e controle de execução.
É com esta força e determinação que levaremos por diante a campanha nacional de fundos – Mais espaço, mais Festa, futuro com Abril para aquisição da Quinta do Cabo.
É com esta força e determinação que prepararemos a Festa do Avante a festa do Portugal de Abril a realizar nos dias 4, 5 e 6 de Setembro.
É com esta força e determinação que durante o ano de 2015 comemoraremos os 40 anos da reforma agrária, a mais bela conquista de Abril.
É com esta força e determinação que tal como comemorámos o dia 8 de Março, Dia Internacional da mulher comemoraremos o 25 de Abril, dia da Liberdade e o 1º de Maio, Dia do Trabalhador.
É com esta força e determinação que vamos avançar com a campanha, A Força do Povo para um Portugal com futuro, programando acções e iniciativas do contacto directo e esclarecimento aos trabalhadores e às populações.
É com esta força e determinação que com a visão integrada da nossa intervenção e que sob o lema Trabalho, Honestidade e Competência, soluções para uma vida melhor e com o objectivo de reforçar a CDU, desenvolveremos um vasto conjunto de iniciativas, envolvendo os nossos eleitos, candidatos e activistas do PCP e da CDU, esclarecendo, mobilizando e recolhendo apoios para a CDU.
É com toda a confiança e força que estaremos no dia 6 de Junho na grande marcha nacional pela libertação e dignidades nacionais, por uma politica patriótica de esquerda.
É com esta força e determinação que continuaremos a nossa luta por um Alentejo mais desenvolvido, com mais emprego e melhor qualidade de vida para os alentejanos e para todos os que cá vivem e trabalham.
Foi com este objectivo que o Grupo Parlamentar do PCP em articulação com a Direcção Regional do Alentejo apresentou na Assembleia da República um plano imediato de intervenção económica e social para o Alentejo, com o objectivo de responder aos graves problemas com que a região está confrontada.
É com esta força e determinação que contrariando a propaganda do Governo, continuaremos a reivindicar mais fundos comunitários para a região, no âmbito do programa operacional da região Alentejo, e a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento tendo como pilares na sua definição e orientação, o aproveitamento de todas as potencialidades e recursos da região.
É com esta força e determinação que continuaremos a lutar por melhores transportes públicos e acessibilidades rodoviárias designadamente pela conclusão das obras do IC1, do IP2, do IP8 e da construção do IC4 e a construção da ferrovia ligação Sines / Espanha.
É com toda a confiança que prosseguiremos a luta em defesa da água pública contra a sua privatização.
A luta em defesa dos serviços públicos.
A luta em defesa do poder local democrático.
A luta por mais emprego com direitos, pela valorização dos salários e das pensões.
A luta em defesa da agricultura, dos agricultores e do mundo rural.
A luta em defesa do serviço nacional de saúde contra a degradação dos serviços de saúde que atingiu particularmente neste último período situações de ruptura nos serviços de urgência.
A luta em defesa da escola pública. Lutar por uma escola melhor e mais democrática é não só uma necessidade como um imperativo.
Daqui saudamos os trabalhadores da administração pública que no passado dia 13 realizaram uma forte greve em defesa dos seus direitos e dos serviços públicos.
É com esta força e determinação que continuaremos a lutar contra este governo e esta política de direita que tem atrasado o indispensável desenvolvimento do Alentejo e tem contribuído para o despovoamento da região, para o aumento do desemprego e o alastramento da pobreza.
Também o Alentejo precisa de uma política alternativa e é por ela que vamos lutar com os trabalhadores e as populações integrando-a na luta mais geral do nosso partido, por uma política alternativa, patriótica e de esquerda para o País.
E por isso deste grande almoço comemorativo queremos saudar todas as lutas dos trabalhadores e das populações do nosso Alentejo.
Camaradas e amigos, estamos hoje aqui a comemorar os 94 anos do Partido, comemorações que vão prosseguir em todo o País e também aqui no Alentejo que no seu conjunto serão muitas dezenas de iniciativas e com a participação de milhares de camaradas e amigos.
E por isso queremos também daqui saudar todo o povo alentejano, os milhares de amigos e os militantes do Partido.
E com esta força, determinação e confiança queremos dizer-lhes que reforcem este Partido. Apoiem este Partido, o nosso Partido, o vosso Partido.
A todos os democratas a todos e todas, amigos e amigas que nos têm acompanhado na luta aqui fica o nosso apelo, adiram ao PCP, juntem a vossa vontade à nossa vontade, juntem a vossa força à nossa força, juntem a vossa voz à nossa voz.
Dêem mais força ao PCP. Juntos construiremos um Alentejo com mais futuro.
Viva o povo alentejano.
Viva a JCP.
Viva 94º Aniversário.
Viva o PCP.