Intervenção de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Brasil: extradição de Cesare Battisti

Estamos a tratar um tema que não é uma verdadeira urgência. Mas não faltam temas para verdadeiras urgências, sejam as prisões e assassinatos na Colômbia, a repressão e mortes nas Honduras ou a situação trágica nos territórios ocupados da Palestina por Israel.

Se pretendem falar do Brasil, então seria uma verdadeira urgência demonstrar toda a solidariedade com as populações atingidas pelos temporais que recentemente afectaram o Rio de Janeiro, em particular as cidades de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, os quais provocaram mais de 700 mortes, mais de 13 mil desalojados e prejuízos incalculáveis.

É lamentável que, sobre esta tragédia, o Parlamento Europeu não se pronuncie e não solicite à Comissão Europeia que manifeste à Presidenta do Brasil a solidariedade activa, disponibilizando-se para qualquer ajuda necessária.

Por isso, daqui saudamos a nova Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, pela sua recente eleição. Daqui lhe enviamos os sentimentos de solidariedade e profundo pesar pelas trágicas consequências dos temporais, sentimentos que são extensivos ao Congresso brasileiro e a todo o povo do Brasil.

Quanto à Resolução que aqui apresentam, insistimos na necessidade de respeitar as decisões dos órgãos legítimos do Brasil onde Cesari Battisti está preso, aguardando as suas decisões sem pressões sobre os órgãos legítimos.

Por isso, insistimos que se retire esta proposta para evitar mais uma decisão lamentável deste Parlamento.

  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu
  • Améria Latina
  • América Latina
  • Brasil