Pergunta ao Governo N.º 676/XII/3

Bombeiros voluntários da Póvoa de Varzim

Bombeiros voluntários da Póvoa de Varzim

Os bombeiros voluntários do nosso país desempenham um papel fundamental na nossa sociedade, embora nem sempre reconhecido, na proteção civil, no apoio e socorro das populações nas situações de emergência.
Sendo verdade que, muitas vezes, os bombeiros prestam serviços que são uma obrigação do próprio estado, a verdade é que o Estado não trata corretamente nem sequer financia corretamente as corporações de bombeiros do nosso país.
Numa visita e reunião com os bombeiros voluntários da Póvoa de Varzim foram colocados um conjunto de problemas que importa abordar e colocar ao Governo.
Esta corporação de Bombeiros Voluntários, como muitas outras do nosso país, tem sérios problemas financeiros, sendo o financiamento por parte do Estado claramente insuficiente.
Um dos problemas identificados diz respeito ao transporte de doentes. Apesar desta corporação ser da Póvoa de Varzim e existir um hospital também nesta cidade, por decisão do conselho de administração do hospital, o transporte de doentes foi encomendado ou entregue a uma outra corporação.
Para além disto, esta corporação tem um parque de viaturas muito envelhecido. Grande parte das viaturas tem mais de 25 anos e necessidade urgente de renovação. Recentemente perderam duas viaturas, deixando o parque de viaturas numa situação preocupante.
Do ponto de vista fiscal, há preocupações relativas ao Imposto automóvel e à utilização do gasóleo verde, que não é permitido para as corporações de bombeiros.
Por fim, o Governo, em total desrespeito pelos bombeiros e o serviço que eles prestam, retirou a isenção das taxas moderadoras e não há qualquer outra forma de reconhecimento e compensação dos bombeiros voluntários do nosso país.Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e nos termos e para os efeitos do 229º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Ministério da Administração Interna o seguinte:
1.º Que medidas vai este Ministério tomar para rever o sistema de financiamento dos bombeiros voluntários do nosso país ajustando-o às verdadeiras necessidades dos bombeiros?
2.º Tendo em conta que, neste momento, o transporte de doentes é uma receita fundamental para as corporações de bombeiros, que medidas vai este Ministério, em articulação com o Ministério da Saúde, tomar para uma justa repartição dos transportes de doentes entre as corporações?
3.º Que medidas, nomeadamente financeiras, vai este Ministério tomar para a renovação da frota dos bombeiros voluntários da Póvoa de Varzim?
4.º Que medidas vai este Ministério, em articulação com o Ministério das Finanças tomar para rever e melhorar o regime fiscal dos bombeiros?
5.º Está este Ministério, juntamente com o Ministério das Finanças, a considerar a utilização do gasóleo verde por parte dos bombeiros?
6.º Tendo em conta que não existem corporações de bombeiros sem bombeiros voluntários,que medidas vai este Ministério tomar para valorizar e reconhecer o papel que eles desemprenham?

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Segurança das Populações
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo