Pelo menos 35 civis morreram e 50 ficaram feridos na sequência de um bombardeamento efectuado pelos EUA, no início de Outubro, contra a cidade de Elbur, no centro da Somália.
Tornaram-se, infelizmente, conhecidos os ataques realizados por este país, com aviões não tripulados, os chamados drones, a pretexto do combate a bases da milícia islâmica al-Shabab, mas que, invariavelmente, acabam por ter consequências devastadoras sobre populações civis indefesas. Muitas populações continuam a abandonar em massa a região.
A Somália e os países vizinhos são palco de uma tragédia humanitária, com milhões de deslocados internos e refugiados abandonados à fome e às epidemias em campos sobrelotados.
Em face do exposto, solicito à Alta Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança os seguintes esclarecimentos:
1. Tem conhecimento destes factos? Que avaliação faz deles?
2. Este tema dos ataques a populações civis indefesas foi já abordado pela UE em algum dos fóruns multilaterais relevantes em que intervêm ou no âmbito das relações bilaterais com os EUA?
3. Que medidas tomou ou vai tomar a UE para evitar a repetição de situações como esta?