No atual contexto da Covid-19, a União Europeia sentiu necessidade de uma resposta estratégica e coordenada a nível internacional para enfrentar os desafios de uma perspectiva multilateral.
No nosso entender, é mais que hora de pôr fim a todas as sanções e medidas de exclusão económica, que são ainda mais injustas e criminosas nesta situação e que tornam ainda mais difícil a vida dos povos nos países visados e a tomada de todas as medidas necessárias para proteger a saúde e a vida dos povos.
No entanto, nesta situação difícil para todos, os Estados Unidos mantêm sanções unilaterais contra vários países, incluindo Cuba. O bloqueio económico, comercial e financeiro imposto a Cuba dificulta as possibilidades da ilha de fornecer e receber ajuda internacional e preservar a vida da população cubana perante a ameaça representada por esse novo coronavírus.
Perante isto, pergunto que ações foram realizadas, ou estão planeadas, com o objetivo de exigir que o governo dos EUA elimine o bloqueio económico, comercial e financeiro imposto a Cuba, como uma resposta humanitária na luta contra a Covid-19?