Pergunta ao Governo

Barra da Fuseta

Barra da Fuseta

Notícias recentes deram-nos conta do fracasso na intervenção de construção de uma barra de acesso para a actividade dos pescadores da Fuseta. Em visita à localidade e em conversa com pescadores foi-nos possível conhecer mais pormenores do processo.

Durante os temporais do passado inverno abriu, naturalmente, uma barra junto à Fuseta, no entanto na construção da nova barra não foi escolhido nem esse local nem o da barra antiga que se encontrava em funcionamento. Pouco tempo depois de ter entrado em funcionamento a nova barra estava assoreada não podendo ser utilizada, como que alias os pescadores haviam avisado que iria acontecer.

Neste momento a solução é, para os pescadores, uma incógnita estando os mesmos impedidos de chegar ao mar em condições de segurança, utilizando antiga barra mas apenas em determinadas condições.

A intervenção que já se está a realizar na nova barra não irá, segundo os pescadores, resolver o problema.

Posto isto, e com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio e com carácter de urgência, perguntar ao Governo, através do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, o seguinte:

1. O que levou a que a solução anteriormente existente, assim como a apontada pela natureza, fossem recusadas em favor de uma nova localização para a barra?
2. Qual o valor total da intervenção efectuada na nova barras da Fuseta?
3. O que está previsto para resolver o problema agora existente?
4. Quanto custará essa intervenção?
5. Está prevista algum inquérito, ou outro processo similar, para apurar responsabilidades quando ao sucedido?
6. Para quando podem os pescadores esperar um acesso em condições ao mar?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo