Por iniciativa do PCP, o Parlamento Europeu vai debater na próxima Sessão Plenária, o agravamento da crise no sector da pesca devido ao aumento dos combustíveis e a necessidade de serem adoptadas medidas comunitárias de emergência de apoio a este importante sector.
Por iniciativa do deputado do PCP, João Ferreira, foi apresentada à Comissão Europeia uma pergunta oral sobre a crise no sector da pesca devido ao aumento do preço dos combustíveis, para ser debatida numa próxima Sessão Plenária.
Com efeito, tem vindo a registar-se uma subida acentuada do preço do petróleo – nos últimos seis meses, a subida do preço do barril de Brent ultrapassou os 47% – com repercussões graves na economia e nas condições de vida das populações mais dependentes do sector.
Este aumento do custo dos factores de produção, conjuntamente com os baixos preços de primeira venda do pescado, veio agravar a situação dos pescadores e armadores, levando, em diversos casos, à cessação da actividade por parte destes e, consequentemente, ao agravamento da situação económica e social em inúmeras comunidades piscatórias.
O deputado comunista avança com a necessidade de serem adoptadas medidas comunitárias de emergência de apoio ao sector da pesca, bem como de outras medidas que garantam a sua sustentabilidade a médio-longo prazo