Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Aumento do custo dos fertilizantes

No último Conselho de Agricultura, realizado a 11 de outubro, no Luxemburgo, vários ministros de países da UE discutiram o impacto negativo do aumento dos preços dos fertilizantes nos mercados agrícolas.
Para além do aumento dos preços observados no mercado global do gás (que representa um factor significativo no aumento dos preços dos meios de produção, resultando num claro aumento dos custos da actividade agrícola), a subida dos preços dos fertilizantes é igualmente preocupante. Os rendimentos dos agricultores, em especial, no caso da pequena e média agricultura e da agricultura familiar, são cada vez menores devido ao insuportável aumento do custo dos factores de produção (combustíveis, rações, fertilizantes e fito-fármacos, entre outros) que coexiste com a persistência de preços baixos na produção.

Pergunto:
Está a CE disponível para aplicar mecanismos de regulação da cadeia de abastecimento alimentar, que defendam em especial os pequenos e médios agricultores, de forma a promover o emprego e a dinamização do mundo rural, bem como medidas de combate às operações de dumping entre Estados-Membros?

Considera que é fundamental travar e reverter a actual concentração de poder nas mãos da grande distribuição e da grande indústria, e nesse quadro, aplicar medidas para o efeito?

Que medidas concretas podem ser articuladas com os EM para enfrentar este aumento do custo dos factores de produção

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu