Requerimento

Audição do ministro da Administração Interna, sobre o dispositivo de combate aos fogos florestais, nomeadamente com problemas verificados nos últimos dias no Algarve/Tavira, Madeira, Mangualde, Tomar e outros.

Nos últimos dias verificaram-se violentos fogos florestais, de significativa duração, atingindo grandes áreas florestais e provocando mesmo a destruição de muitas casas de habitação e instalações agrícolas.
Do conjunto das informações recolhidas, resultam notícias de escassez ou insuficiência de meios, em particular recursos humanos e meios aéreos, nalgumas das operações de combate aos fogos.

As perspectivas de um Verão com elevadas temperaturas, somam-se a muitos meses de seca extrema nalgumas regiões, grandes quantidades de matéria lenhosa/biomassa acumulada, podendo prever-se um período de elevado risco de incêndios florestais.

Com o objetivo de se fazer um balanço rigoroso de problemas já verificados e das condições do dispositivo sob a tutela da ANPC/MAI, para o desempenho com eficiência e prontidão da resposta ao agravamento da situação, com a multiplicação do nº e dimensão de fogos, o GP do PCP vem requerer a rápida Audição do Sr. Ministro da Administração Interna.

Assembleia da República, 20 de Julho de 2012

• Ambiente