As manifestações de racismo que envolveram o jogador do Futebol Clube do Porto, Moussa Marega, no jogo com o Vitória de Guimarães devem ser repudiadas e devem suscitar uma reação inequívoca e exemplar por parte das entidades envolvidas.
O PCP considera que, para além da necessidade de condenar perentoriamente qualquer atitude racista dentro e fora de campo, é necessário adotar medidas práticas que previnam e dissuadam estes e outros comportamentos criminosos associados ao desporto, cumprindo a Constituição e a legislação em vigor.
É evidente que o racismo, tal como outras formas de discriminação e violência, têm causas profundas sob as quais importa atuar, mas o Grupo Parlamentar do PCP considera que é urgente e possível encontrar medidas práticas a adotar face a acontecimentos desta natureza nos recintos desportivos.
Assim, o Grupo Parlamentar do PCP requer a realização de uma reunião da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias com a presença do Senhor Ministro da Administração Interna, do Senhor Secretário de Estado da Juventude e Desporto e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional para abordar a esta matéria.